Ensino de história Indígena
Material Didático
OFICINA 01
Você vai descobrir nos documentos a seguir pistas que respondem o motivo pelo qual estes indígenas optaram morar na cidade.
TAREFA: Elabore uma hipótese que utiliza os dados que você observou nas pistas para explicar os motivos que levam os indígenas buscarem as cidades para viver.
Maria Elis Nunc-NFôonro
Foto acesso facebook
PISTA 1 - Biografia de Maria Elis Tolym Nunc-Nfôonro
Nascida em 22 de novembro de 1983. É filha de Maria Nunc-Nfôonro que saiu da Aldeia Toldo com 16 anos e foi trabalhar na cidade de Ibirama/SC, aos 20 chegou em Blumenau. Maria Elis e sua irmã nasceram em Blumenau, portanto indígenas urbanas. Neta do primeiro professor indígena da T.I. Ibirama, Senhor Lino Nunc-Nfôonro, recebeu este ano (2021) um nome indígena, Tolym, que significa “alto da montanha”. É formada em Letras pela universidade Regional de Blumenau. Professora de Língua Portuguesa da Escola Básica Municipal E.B.M. Quintino Bocaiúva, trabalha no Programa de Leitura e Pesquisa na biblioteca da escola, desenvolvendo com os estudantes o trabalho com literatura infanto-juvenil. Maria Elis é do povo indígena Laklãnõ Xokleng e elaborou o artigo inspirada nas memórias de infância, nas histórias que ouviu de sua mãe e seu avô sobre a relação de seu povo com o Rio Platê. Com este texto venceu em terceiro lugar o 16º Concurso de Textos de Escritores Indígenas, promovido pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), em parceria com o Instituto Indígena Brasileiro para Propriedade Intelectual (INBRAPI). É contadora de histórias, envolvidas com grupos de leitura, e idealizadora junto com a sua mãe do Projeto “Acolhida na Aldeia”, por meio da qual organizam visitas guiadas a TI Laklãnõ-Xokleng. Participa de palestras e debates sobre História e Cultura Indígena, ocupando os espaços e mostrando a presença indígena na cidade.
PISTA 02 - PAJERAMA
" A cidade chegou até nós." Ana Patté.
Pensando nesta frase, assista atentamente o curta e faça uma analogia de como a cidade onde vivemos chegou aos Laklãnõ Xokleng.
Ano: 2008
Produção: Mayra Lucas e Paulo Boccato.
https://www.youtube.com/watch?v=BFzv0UhHcS0
PISTA 3 - Dados do censo IBGE
Índio na Cidade, Comissão Pró-Índio