top of page

ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS PARA O PROFESSORES

       Caros professores/as, ainda lecionamos amarrados em propostas que seguem um modelo colonial do currículo, que privilegia uma história eurocêntrica e nos lança um olhar monolítico sobre nosso passado.  História não é uma ciência estática, as mudanças ocorrem a cada nova pesquisa, novos documentos, outras interpretações. O trabalho do historiador é árduo e sério. 

       O intuito desta proposta é oferecer subsídios que colaboram com a didática do professor, abordando questões metodológicas sobre história, bem como instigar o estudo da história Indígena de forma a contribuir na implementação da lei 11.645/2008.

 

      INDICADO PARA TURMAS  A PARTIR DE 7º. ANO  Ensino Fundamental

Recomenda-se que o professor/a conheça todos os documentos indicados nesta proposta antes de planejar as aulas. É possível que sejam utilizadas pontualmente por temas. Sugerimos seguir o material que é intuitivo para os estudantes, e prevê dicas para os docentes a cada etapa. 

     TEMPO: 6 aulas de 45 minutos (duas semanas)

 A indicação é seguir o material didático como um projeto a ser desenvolvido em sala com os alunos e alunas. Porém, a dinâmica depende do contexto escolar e das necessidades docentes. Outras sugestões possíveis são:

1 -  Trabalhar as oficinas em sala e deixar as tarefas a serem realizadas em casa.

2 - Realizar todo processo de contextualização do tema e investigação dos casos na escola, mediando as possíveis dúvidas dos/as estudantes.

3 - Dividir a turma em equipes, cada equipe responsável por um caso é subdividida em duplas ou trios e estuda os documentos de uma oficina específica, resolve as tarefas, para posteriormente socializar as conclusões com os demais colegas em sala. 

Professores e professoras este material didático também possibilita o uso distinto de casos e/ou oficinas, avalie como adaptar ao seu planejamento.

bottom of page