top of page

OFICINA 1

Pista 1 – Leia o decreto que autoriza a construção da Barragem Norte e analise quando foi, quem assinou qual era o contexto do Brasil na época. Esta pista oferece um vídeo com imagens da Barragem Norte para você conhecer o empreendimento.

Pista 2 – Relatos de indígenas Laklãnõ Xokleng e suas experiências com a Barragem.  Atente para o impacto da obra em sua vida, família e enquanto comunidade. Perceba as emoções envolvidas.

Pista 3 – Documentário “ O outro lado da Barragem” , enfatize o começo do documentário e o final, por meio do qual ficam evidentes a visões das pessoas que ficam em cada lado da Barragem. Os moradores das cidades do Vale do Itajaí, sentem-se protegidos com a obra de contenção de cheias, por outro lado os indígenas cobram o estudo de impacto socioambiental.

Pista 4 – Documento que denuncia a construção da Barragem Norte como crime de violação dos direitos humanos. Neste documento seria importante explicar o que é a Comissão Nacional da Verdade e em qual contexto da história nacional está inserido. Há um atalho para página que explica o tema.

OFICINA 2

Peça para seus alunos e alunas registrarem as respostas das tarefas solicitadas em um caderno.

O dicionário deve ser entregue em folha separada, sugira a personalização deste trabalho por meio de colagens, desenhos e o que a criatividade permitir.

Pista 1 – Ao observar o mapa atente para os dados traçando oralmente hipóteses para este panorama.

Pista 2 -  Ouça o depoimento de Ana Patté e converse com a turma sobre como os indígenas se sentem dentro destes espaços.

Pista 3 – Este documentário ajuda a elaborar o dicionário. Se for necessário pare a reprodução do vídeo para registrar os termos interessantes a compor o dicionário.

Pista 4 – O jogo das profissões foi produzido pelo Comin, está disponível na página de facebook. Você tem a possibilidade de construir esse material manualmente com os estudantes em sala, ou apenas explicar o objetivo dele.

A cartilha Universidade: Território indígena, lançada na semana dos povos indígenas de 2021 é um material complementar, mas contem textos muito interessantes como suporte ao debate para os professores e professoras.

OFICINA 3

Nesta oficina temos três possibilidade de tarefas, se for necessário traga exemplos de como elaborar cada proposta.

Pista 1 – Por meio de conversa, identifique com a turma o entendimento sobre TI,  demarcação  territorial e ajuste se for necessário com explicações.

Pista 2 – Deixe os alunos e alunas explorarem o site. Você pode auxiliar trazendo exemplos de gráficos e os instigando a pensar por quais motivos cidades como José Boitex e Ipuan apresentam uma quantidade maior de candidatos.

Pista 3 -   Totalmente intuitivo. Você professor pode adensar o debate sobre o documento extra das Marchas das Mulheres indígenas ocorrido em 2019. Aproveite para falar das manifestações que ocorreram e estão ocorrendo por meio virtual, como Sangue Indígena: nenhuma gota a mais, uma mobilização internacional que virou série com oito episódios. Acesse: https://emergenciaindigena.apiboficial.org/maraca/

Instruções: Caso UGLÔ

bottom of page